11 de julho de 2012

Boa Leitura!


Ficha Tecnica: História íntimas - Sexualidade e erotismo na história do Brasil

Autora: Mary del Priore
Editora: Planeta
Páginas: 256
Preço: R$ 29,90

Na obra Histórias Íntimas – Sexualidade e erotismo na história do Brasil, publicado pela Editora Planeta, a historiadora Mary del Priore, que valoriza o universo feminino como objeto de suas obras. Revela a história da sexualidade em nosso país, expondo com clareza e bom-humor os frutos de seus estudos sobre práticas e usos do povo brasileiro através de cinco séculos de história.

Quando o Brasil era a Terra de Santa Cruz, as mulheres tinham de se enfear e os homens precisavam dormir de lado, nunca de costas, porque a concentração de calor na região lombar excitava os órgãos sexuais. E nos momentos a sós - geralmente no meio do mato, e não em casa, porque chave era artigo de luxo e não era possível fechar as portas aos olhares e ouvidos curiosos - , as mulheres levantavam as saias e os homens abaixavam as calças e ceroulas. Tirar a roupa era proibido. E beijar na boca? Bem... sem pasta e escova de dentes, difícil.

Mas como o proibido aguça mais a vontade, a instituição que mais repreendia os afoitos, ironicamente, acabou se tornando o templo da perdição. Onde as pessoas poderiam se encontrar, trocar risos e galanteios e até ter relações sexuais, sem despertar suspeitas, se não no escurinho... das igrejas?

Nudez e pudor, hábitos de higiene, afrodisíacos, crendices, homossexualidade, prostituição, o surgimento da lingerie, a popularização do biquíni, remédios caseiros para aborto, bailes de Carnaval e a revolução sexual. Com tudo isso, ela procura mostrar como a sexualidade e a noção de intimidade foram mudando com o passar do tempo.

Além disso, ela também comenta sobre o ambiente e as diversas questões que envolvem essas mudanças como a politica, a economia e a cultura. O sexo e toda a discussão que envolve o assunto sempre foi um tabu, porém, vem sendo cada vez mais derrubado e sendo protagonista de debates na vida cotidiana de homens e mulheres.

A obra nos faz refletir sobre a sociedade a partir dos envolvimentos íntimos em nosso tempo.

Um comentário:

Juliane Gonçalves disse...

Oi! Estou passando em todos os Blogs que eu sigo para convidá-los a participar do 1° sorteio do Blog Ah! Curiosa. Ficaria muito agradecida!

Beijos

http://www.ahcuriosa.com/2012/07/sorteio-lavanda-classic.html