Outubro Rosa 2011

O mês de outubro é dedicado à conscientização de toda sociedade sobre as atitudes necessárias para promover a prevenção e a detecção precoce do câncer de mama. Para isso, o Movimento Outubro Rosa propõe que monumentos, prédios públicos e locais históricos de várias partes do Brasil e do mundo sejam iluminados com a cor rosa, com o objetivo de chamar a atenção para a causa.

A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde
(Femama) faz o lançamento nacional do Outubro Rosa 2011 com uma campanha que pretende envolver toda a família com a mulher na luta contra o câncer de mama. Empresas, entidades e toda a população são motivadas a participar.

A Campanha Outubro Rosa, é um movimento promovido no país pela ONG Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama) para divulgar e garantir políticas públicas de tratamento adequado para as mulheres brasileiras. Junto com a Femama, mais de 50 organizações atuam na campanha deste ano: "Mamografia. Se não fizer por você, faça por mim".

A doença
O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maiores são as chances de cura, por isso, é importante que todos mantenham-se informados sobre seus fatores de risco e diagnóstico. Segundo o Inca, as formas mais eficazes para detecção precoce são o exame clínico e a mamografia.

Eleja seu Dia Rosa
Garotas, vamos eleger o nosso "Dia Rosa" e realizar nossos exames preventivos do Câncer de Mama, vamos logo aproveitar e fazer todos os exames preventivos de saúde da mulher. Vamos escolher um dia por ano, aproveitar o Outubro Rosa 2011. Apenas um diazinho para pensar no seu bem-estar, na sua saúde, em melhorar a sua qualidade de vida. A partir de hoje, todas as mulheres estão convidadas a escolher um dia por ano para olhar para si mesmas.

Eu já fiz meus exames anuais,  fiz todos aqueles exames que achamos que a ginecologista pede todos os anos, e que achamos chatos + salvam muitas vidas. Os exames preventivos são de extrema importância para uma diagóstico cedo e assim alcançar a cura. Como ainda não posso fazer a mamografia, faço mensalmente o auto-exame (Toque das Mamas) e sempre que vou a ginecologista peço pra que ela examine minhas mamas, porque sempre fico com medo de não fazer direito o auto-exame. Me cuido e tento levar a conscientização a todas as mulheres que conheço, pois perdi minha Mãe, há 1 ano e

Amigas Blogueiras vamos aderir a campanha e divulgar informações para que as mulheres se conscientizem da importância da Prevenção, do Auto-exame, da Mamografia e demais cuidados com a saúde da mulher.
Mais informações:
Femama: www.femama.org.br
Fonte: Sites Inda, Femama, Ministério da Saúde.

Comentários