21 de outubro de 2010

Mudando de Assunto, para: OUTUBRO ROSA 2010

Vou sempre fazer algum post, sobre prevenção de Câncer. Buscando conscientizar as mulheres da necessidade da prevenção e dos cuidados com a saúde.
Alimentos que Previnem o Câncer
Especialistas revelam que muitas das comidas encontradas na sua cozinha podem conter componentes que a manterão a doença bem longe
1. Azeite de Oliva: Estudos da Universidade de Northwestern (EUA) apontam: uma das propriedades do óleo é capaz de danificar o gene cancerígeno responsável por 25% a 30% de todos os cânceres de mama. Consumo diário: 1 colher (sopa).
2. Vinho: Segundo Débora La Regina, nutricionista do Centro Paulista de Oncologia, o resveratrol - uma molécula contida na bebida - inibe etapas necessárias ao desenvovimento da doença. Consumo diário: 1 taça.
3. Alho: Nos Estados Unidos, o Instituto Nacional do Câncer estabelece uma relação entre o consumo de alho e a diminuição do risco de câncer de estômago, esôfago, pâncreas e mama. Consumo diário: 1 colher (café) de alho moído.
4. Frutas Cítricas: Possuem polifenóis e terpenos, componentes que reduzem a capacidade de reprodução da célula cancerosa. Exemplos: lima-dapérsia, limão, laranja. Consumo diário: 1 copo do suco da fruta.
5. Chá-verde: O centro japonês de pesquisa Saitama Cancer Center Institute revela: além do câncer, o chá também previne doenças cardiovasculares. Consumo diário: 1 xícara (chá).
6. Soja: O grão é rico em isoflavona, composto inibidor da ação de enzimas ligadas ao desenvolvimento da doença. Consumo diário: uma porção de 30 g.
7. Tomate: A fruta contém licopeno e carotenóide, substâncias que podem reduzir o risco de câncer de próstata. "Além de antioxidante e laxante, é capaz de ajudar o organismo a combater infecções", afirma a nutricionista Bianca Innocencio. Consumo diário: 2 unidades.
8. Cebola: Atua no bloqueio das nitrosinas, substâncias tóxicas que causam câncer. Consumo diário: 1 colher (chá) de cebola moída.
9. Verduras Crucíferas: Acredita-se que o glicosinolato, componente presente nas couves, brócolis e rabanetes, seja responsável pela redução do risco de desenvolvimento de câncer de mama. Consumo diário: uma porção de 60 g.
10. Cúrcuma: Estudos com ratos mostram que a planta (também conhecida como açafrão-daterra) pode inibir a proliferação de células cancerígenas. Consumo diário: 1 colher (chá).
11. Cacau: "Contém polifenóis, componentes com ação antioxidante ecapazes de proteger as células do organismo", afirma Roseli Ueno Ninomiya, nutricionista da USP. Consumo diário: 40 g de chocolate meio amargo.
12. Frutas Vermelhas: Um artigo do jornal americano Journal of Agricultural and Food Chemistry mostra que as propriedades anticancerígenas de frutas como morango e framboesa neutralizam, reduzem e reparam as consequências da ação oxidativa do estresse e de inflamações. Consumo diário: 1 xícara (chá).
DEIXE CRU - Coma verduras cruas ou cozidas no vapor. O calor excessivo faz com que elas percam propriedades importantes.

Nenhum comentário: